Propostas de recomendação sobre petcoke aprovadas no Parlamento.

2016-04-29 14:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A proposta do Bloco de Esquerda que "recomenda ao governo a conclusão de medidas mitigadoras relativas às descargas de coque de petróleo no porto de Aveiro" foi hoje aprovada pelo plenário da Assembleia da República.

A proposta registou a abstenção do PSD e o voto favorável dos restantes partidos. O projeto de resolução do Bloco foi entregue a 26 de fevereiro e outras se seguiram permitindo que fossem aprovadas.

O Bloco espera que as obras e medidas mitigadoras recomendadas ao governo sejam concretizadas o quanto antes de forma a proteger a população da Gafanha da Nazaré.

Lamenta que o anterior governo PSD/CDS-PP tenha permitido que durante dois anos esta operação se tivesse desenvolvido sem licenças e sem qualquer proteção para a população. “Infelizmente, o PSD continua agarrado a esse tempo”, adianta o BE.

A construção da barreira eólica contra ventos dominantes, a implementação da bacia de contenção de lixiviados e estação de tratamento, a instalação permanente de uma estação de monitorização da qualidade do ar e a plantação de uma barreira arbórea entre o porto comercial e as habitações da Gafanha da Nazaré são os pontos centrais na lista de medidas mitigadoras.