Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” desenvolvido em Oliveira do Bairro.

2020-08-10 15:44

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Oliveira do Bairro, em parceria com as Juntas de Freguesia do Concelho e com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), vai promover, à semelhança dos anos anteriores, o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, com o tema "Operação Verde 2020".

O programa está destinado a jovens entre os 18 e os 30 anos, residentes em Portugal e com condições de idoneidade para o exercício do voluntariado para a natureza e florestas (inexistência de condenação ou sanção aplicadas por crimes contra a floresta e ou ambiente).

Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, destaca os méritos deste programa, salientando “a sensibilização e prevenção, que são o primeiro passo para evitar as tragédias dos incêndios que têm acontecido ao longo dos anos, e a capacidade de, estando no terreno, os conseguir detetar e dar o alerta, logo na sua fase inicial, de forma a atuarmos o mais rapidamente possível, aumentando significativamente a probabilidade e facilidade de os extinguirmos”.

Outra grande vantagem do programa que Jorge Pato faz questão de destacar, é “a valorização pessoal dos nossos jovens, que têm a oportunidade de ocupar o seu tempo livre com uma causa nobre, em que se sentem úteis e percebem que estão a prestar um serviço de grande importância, em benefício da sua comunidade e do património natural do Concelho e do país”.

O “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” irá decorrer a pé ou em bicicleta, entre os dias 17 de agosto e 4 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 18h30. Os voluntários têm direito a uma bolsa diária no valor de 12€.

As inscrições são efetuadas através da Plataforma digital do Instituto Português do Desporto e Juventude, disponível em https://programas.juventude.gov.pt/florestas.

O Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” promove práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral para a prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental e monitorização e recuperação de territórios afetados.