Presidente da República e Presidente da Assembleia da República na UA na celebração dos 50 anos do III Congresso da Oposição Democrática.

2023-04-17 07:45

Categoria: 

Concelho: 

Presidente da República e Presidente da Assembleia da República vão estar, esta quarta-feira, em Aveiro, na Comemoração dos 50 anos do III Congresso da Oposição Democrática.

O dia 19 de abril vai reunir académicos no Auditório Renato Araújo, Edifício da Reitoria, em evento que une memória e futuro da democracia em Portugal, numa iniciativa especialmente dirigida ao público estudantil.

“Da Memória ao Futuro: Comemoração dos 50 anos do III Congresso da Oposição Democrática” é o mote desta iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e da Universidade de Aveiro (UA), com a curadoria de Carlos Jalali e Patrícia Silva, docentes da UA.

Assinala-se meio século de luta pela democracia em Portugal, na universidade que nasceu, também ela em 1973, na cidade que acolheu, neste mês de abril, um marco importante na construção da democracia portuguesa, com a realização do III Congresso da Oposição Democrática.

“Com esta Comemoração pretende-se celebrar tal efeméride, mas sobretudo honrar o espírito que animou esse histórico conclave”, refere a UA.

Este evento visa dinamizar a atividade democrática em Portugal, através de uma efetiva participação cívica, em especial de gerações mais novas, estudantes do ensino secundário, os quais serão desafiados a fazer uma reflexão sobre os desafios para o futuro, de modo a alcançar uma sociedade mais inclusiva, participativa e justa.

A abertura desta Comemoração contará com as intervenções de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, Carlos Jalali, co-curador da comemoração, Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, e Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República.

O programa inclui uma mesa redonda sobre os desafios atuais da democracia, a intervenção do Presidente da República e o trabalho de grupo dos participantes para refletir sobre os rumos futuros do país, ecoando assim o espírito de participação que animou o III Congresso.

A Comemoração é aberta a todos os interessados, ainda que dependente de inscrição. No dia do evento, o check-in é feito até às 09h30, de modo a garantir a reserva.

A Universidade de Aveiro, simbolicamente palco desta “Da Memória ao Futuro: Comemoração dos 50 anos do III Congresso da Oposição Democrática”, prepara-se também para celebrar os seus 50 anos de história.

Cinco décadas, ao longo das quais tem procurado sempre criar e transmitir conhecimento para transformar vidas, comunidades e a sociedade em geral, promovendo a formação para a cidadania, no respeito pela liberdade, igualdade e dignidade da pessoa humana.