Presidente da Câmara de Ovar fala em “boa performance financeira” em 2018. “Continuamos a ser um Município de contas certas” - Salvador Malheiro.

2019-03-28 16:27

Categoria: 

Concelho: 

“Os munícipes de Ovar podem ficar tranquilos, porque a nossa Câmara teve uma boa performance financeira no ano de 2018”. A afirmação é de Salvador Malheiro, Presidente da Câmara de Ovar.

O executivo aprovou hoje o Relatório de Gestão e Contas do Município de Ovar, um documento que "comprova a boa performance financeira".

Salvador Malheiro congratula-se com os dados apresentados, afirmando que “continuamos a ser um Município de contas certas e os números deste relatório satisfazem bastante quando comparados com exercícios anteriores e que demonstram, de forma cabal, que os orçamentos apresentados por esta Câmara são realistas, sérios e não empolados”, vincou.

O autarca revela que a Lei dos Compromissos "foi escrupulosamente cumprida, as receitas foram superior às despesas, atingindo um saldo do exercício superior a 1 Milhão de Euros. O ano de 2018 terminou com cerca de 5,9 Milhões de Euros em depósitos em instituições bancárias e com uma dívida de médio e longo prazo inferior a 0,9 Milhões de Euros. Todos os indicadores de curto, médio e longo prazo foram melhorados e, hoje, a autarquia tem melhor liquidez (geral, reduzida e imediata), melhor indicador de tesouraria, maior autonomia financeira, maior solvabilidade, maior capacidade de endividamento e um prazo médio de pagamentos menor. Sublinha ainda um saldo de gerência de cerca de 6 Milhões de Euros, não deixando de executar e concretizar obras e projetos. Mediante um orçamento de 35 Milhões de euros, a taxa de execução, ao nível da receita, é superior a 88%, e ao nível da despesa, superior a 75%".

Salvador Malheiro afirma que 2018 foi o primeiro ano, por inteiro, do atual mandato, reafirmando que “identificamos este novo mandato como um novo ciclo, com um plano de ação bem definido que mereceu a validação e a aprovação por parte do povo vareiro de forma inequívoca, perentória e nunca vista no Município de Ovar. Mas, para que este novo ciclo, onde as prioridades se orientam para os grandes projetos estruturantes (materiais e imateriais), com o intuito de afirmar o Município de Ovar, se possa concretizar com sucesso no terreno é necessário planear, prever e garantir fundos e receitas para os mesmos. As obras estruturantes obrigam a um aturado trabalho de projeto e planeamento. Neste cenário, 2018 para além de um ano de grandes concretizações, foi ano marcado por um grande esforço ao nível do projeto, do planeamento e da apresentação de candidaturas a fundos comunitários”.

A Alameda do Padre Manuel Dias da Silva, em Cortegaça, a USF de Válega, o início das obras no EsmorizTur, a empreitada do saneamento em Arada, as obras na Praia do Furadouro (norte e sul) ou a Requalificação da N327, em São João de Ovar, são alguns dos exemplos de obras concretizadas.

O autarca antevê ainda que "o sucesso dos próximos anos ao nível das grandes obras municipais vai dever-se muito à boa performance conseguida em 2018 na preparação e apresentação de candidaturas a fundos da União Europeia de projetos individuais integrados no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano; bem como à interação e discussão técnica com as Infraestruturas de Portugal na execução do projeto da Requalificação da Linha Ferroviária do Norte; ao diálogo e participação pró-ativa com o Ministério do Ambiente, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Sociedade Pólis Litoral Ria de Aveiro na resolução do problema da erosão costeira e valorização das riquezas naturais do concelho (Barrinha e Ria); às diligências com Ministério da Saúde sobre o futuro Hospital e das USF’s; e com o Ministério da Economia para a construção das vias para a competitividade (Maceda/Arada)".

Os documentos seguem agora para deliberação da Assembleia Municipal de Ovar.