Prémio de “Melhor Entidade Pública Promotora de Voluntariado Jovem” entregue à Câmara da Mealhada.

2022-11-25 16:58

Categoria: 

Concelho: 

O Município da Mealhada foi, hoje, distinguido com a menção honrosa de “Melhor Entidade Pública Promotora de Voluntariado Jovem”, no Prémio Boas Práticas do Voluntariado Jovem, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

O programa do Município distinguido pelo IPDJ, "Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas na Mealhada", foi ancorado no Centro de Interpretação Ambiental, mas agregou diversos setores da autarquia, nomeadamente os setores da Juventude, da Educação e do Ambiente.

Durante 15 dias, 12 jovens envolveram-se em múltiplas iniciativas, desde a limpeza de lagos e sargetas à criação de caixas-abrigo ou compostores, recolha e separação de resíduos, recolha de beatas, bem como participação em ações de controlo de acácia e erva-das-pampas e em ações de sensibilização e educação ambiental junto de crianças. 

A intervenção dos jovens foi bastante notada no Parque da Cidade, com a construção de um hotel para insetos, caixas-abrigo para passeriformes, criação e colocação de armadilhas para captura de vespa-asiática, tendo também efetuado trabalhos de manutenção, incluindo a limpeza do lago ali existente.

“Conseguimos envolver os jovens em questões tão diversas como o Ambiente, a Educação, a Juventude e desenvolvemos um programa apelativo, para os jovens, assente nas linhas orientadoras do desenvolvimento sustentável. O programa criou impacto na comunidade e, temos a certeza, que nos próprios jovens”, sublinha Hugo Silva, vereador da Juventude.