Praias da Barra e Costa Nova estreiam áreas de sombreamento.

2022-06-22 18:27

Categoria: 

Concelho: 

A abertura da época balnear, na Barra e na Costa Nova, cumpriu-se com hastear das bandeiras azuis e “Praia Acessível - Praia para Todos” e com a estreia de uma área de sombreamento.

Foram instaladas duas pérgolas fabricadas em plástico reciclado que permitem apoio para uma pausa ou para uma simples contemplação da praia, dando assim a possibilidade de grávidas, idosos, crianças ou pessoas com mobilidade reduzida descansarem durante este percurso. 

Estas pérgulas convidam também à fruição em família, na medida em que contempla bancos para adultos e crianças. 

As novas estruturas de sombreamento representaram um investimento superior a 29 mil euros, financiado em 90% pelo programa "Município de Ílhavo - Destino Turístico Acessível", do Turismo de Portugal.

O dia fica marcado pela presença de alunos da Escola Básica Farol da Barra e da Escola Básica da Costa Nova. 

Cerimónia marcada pela assinatura do Protocolo de Cooperação com a Associação de Nadadores-Salvadores “ResgatÍlhavo” e a Associação dos Concessionários de Praia do Concelho de Ílhavo.

O dispositivo de segurança contempla as praias da Barra e da Costa Nova, incluindo as novas zonas balneares definidas no POC Ovar-Marinha Grande, a praia do Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, e a Piscina Municipal de Vale de Ílhavo, que terá vigilância pela primeira vez. 

“A substituição do passadiço principal na praia da Costa Nova, a limpeza dos passadiços, a plantação de espécies dunares, o aumento de equipamentos de deposição de resíduos recicláveis e não recicláveis e a sua recolha, a requalificação da sinalética dos ecopontos de praia e do painel de informação da Bandeira Azul e a monitorização da qualidade das areias são exemplos do trabalho que temos vindo a desenvolver para as praias do Município de Ílhavo serem reconhecidas, nacional e internacionalmente, pela sua qualidade e segurança e representam um investimento de 365 mil euros”, afirmou João Campolargo.