PP questiona Governo sobre poluição no Cértima.

2020-08-21 10:26

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O CDS questiona o Governo sobre a monitorização ambiental do rio Cértima e Pateira de Fermentelos

O deputado do CDS João Pinho de Almeida enviou ao Ministro do Ambiente e Ação Climática várias questões sobre o rio Cértima e a Pateira de Fermentelos.

Em causa estão os episódios recorrentes de descargas de efluentes no rio Cértima que, segundo o PP; “poderão prejudicar gravemente o equilíbrio ecológico da Pateira de Fermentelos”.

A lista de 13 perguntas aborda, entre outras questões, a eventual ligação do saneamento dos concelhos de Anadia e Mealhada ao Sistema Multimunicipal de Saneamento do Centro Litoral de Portugal, se estão identificadas outras eventuais fontes de poluição pontual ou difusa do rio Cértima, Que tipo de fiscalização tem sido realizada com o objetivo de identificar os responsáveis pelo despejo de efluentes nas águas do Cértima, Quantos autos foram já levantados e quantos tiveram seguimento e com que frequência tem sido feita a recolha de amostras para análise da água no rio Cértima.

O funcionamento das ETAR é outras das questões abordas a par de um programa de reabilitação e de intervenção global na Pateira de Fermentelos direcionado sobretudo às pragas invasoras.