Polis Ria inaugura passadiços em Aveiro e via ciclável em Vagos. Cacia pisca olho ao turismo.

2018-07-02 08:17

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Cacia viveu no fim de semana dois momentos marcantes com a celebração dos 29 anos da elevação a Vila e com a inauguração dos passadiços que fazem a ligação de Vilarinho a Esgueira.

Fim de semana festivo que começou no sábado com a entrega da medalha de ouro da Freguesia a Casimiro Calafate (antigo presidente de Junta de Cacia) e Domingos Inácio Gaspar (Grupo Folclórico de Cacia).

Nelson Santos, presidente da Junta de Freguesia, defendeu a aposta na elevação da freguesia a “novos patamares de qualidade” e dessa forma tentar fixar mais jovens na freguesia.

Ribau Esteves acentua a vaga de investimentos em curso e lembra que os novos acessos à Navigator, a rotunda da Lusovouga, a ampliação do escola da Quintã do Loureiro, a nova ponte no Rio Novo do Príncipe e o projeto de defesa primário do Baixo Vouga são projetos que elevam Cacia à freguesia com mais investimento público no município.

A aposta no turismo fica reservada para a via ecológica ciclável que faz a ligação de Esgueira a Vilarinho, inaugurada na manhã deste domingo, e que no futuro se irá ligar a Albergaria e aos percursos do Bioria no Baixo-Vouga lagunar construindo mais uma etapa da via ecológica ciclável na ria de Aveiro.

O investimento de 800 mil euros foi suportado pela autarquia que não encontrou disponíveis fundos europeus para o projeto. O autarca defende que os 7,5 kms eram merecedores dessa aposta.

“Este projeto permite dar visibilidade a uma paisagem que muito pouca gente conhece e é uma forma de por no mapa uma zona mais periférica do concelho. Aveiro não é só a avenida Dr Lourenço Peixinho”.

Com o novo passadiço a autarquia anuncia a qualificação de acessos em diferentes locais de Mataduºos, Póvoa do Paço e Vilarinho. Ribau Esteves não esconde a aposta num conceito que tem cada vez mais adeptos (com áudio)

Celina Carvalho, responsável pelo Polis Ria, destaca o investimento como “reconhecimento da importância da ria em termos económicos, ambientais e sociais”.

Também este domingo foi inaugurada a via ciclável Vagos-Mira com um percurso de 25kms por caminhos agrícolas a partir da ponte de Vagueira e com ligação ao caminho do Praião. Investimento de 1,11 milhões de euros que Silvério Regalado considera importante para “unir os municípios” (com áudio).