Plataforma Cidades debate futuro da Linha do Vouga.

2023-05-04 10:45

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Plataforma Cidades quer a linha do Vouga no centro dos debates sobre a ferrovia em defesa de um canal que pode potenciar a mobilidade entre sub-regiões.

Esse debate vai acontecer na sexta, entre as 19h e as 21h, na sede da Fundação António Pascoal.

Depois dos debates sobre o Plano Ferroviário Nacional e suas incidências na Região de Aveiro, e depois de apresentada uma Posição Comum subscrita por Plataformistas, Cidadãos e Entidades que defende a Reabilitação da Linha do Vale do Vouga, chega o momento do debate com a presença de Nuno Freitas, especialista em Transportes e Vias de Comunicação e antigo Presidente do Conselho de Administração da CP.

Braga da Cruz, membro da plataforma Cidades, afirma tratar-se de uma reflexão atual sobre uma via cheia de história e potencial (com áudio)

Para Braga da Cruz a relação entre Aveiro e Águeda e entre Espinho e Oliveira de Azeméis tem mostrado alguns níveis de consolidação apesar do sistema poder ser melhorado com modernização das vias e relocalização de apeadeiros.

Outra discussão é a formação de um anel que permita articulações entre Águeda, Albergaria e Oliveira de Azeméis. E até uma eventual ligação entre Ovar e Oliveira de Azeméis que fomente a ligação à Linha do Norte.

Braga da Cruz diz que Comissões de Coordenação do Norte e do Centro não devem perder de vista essas ligações territoriais que fazem de Ovar um município fronteira (com áudio)