PCP quer compromisso no Parlamento Europeu em defesa do setor leiteiro.

2016-10-24 10:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, esteve reunido em Válega (concelho de Ovar) com produtores a quem deu conta da última iniciativa do PCP no Parlamento Europeu em defesa da produção leiteira nacional.

O deputado comunista fez um historial das sucessivas revisões da PAC, Política Agricola Comum, considerando que todas estiveram “orientadas para os mercados” e todas elas “com o apoio dos sucessivos governos de Portugal”.

Miguel Viegas fala em opções liberais “visando desmantelar todos os instrumentos públicos de regulação da produção” com o fim das quotas leiteiras. “O fim das quotas leiteiras provocou um aumento imediato da produção no norte e centro da Europa, criando um excedente que provocou uma baixa de preços que ameaça neste momento todo o sector leiteiro nacional”.

O PCP, que lutou desde a primeira hora contra o fim das quotas leiteiras, apresentou recentemente uma declaração escrita no Parlamento que reclama à Comissão a reposição de um instrumento público de regulação da oferta que garanta um equilíbrio entre a oferta e a procura, salvaguardando a produção em cada um dos estados membros.

“Esta declaração poderá ser subscrita por todos os deputados do Parlamento Europeu e terá tanto mais força quanto maior for o número de subscritores”, salienta o PCP que espera apoio de outros Partidos e deputados.