PCP lança campanha de apelo ao reforço de meios no SNS para recuperar atividade regular.

2021-02-19 07:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PCP lança campanha uma campanha de apelo ao reforço do Serviço Nacional de Saúde pelo combate à Covid-19 e pelo regresso à atividade normal.

Colocou pequenos cartazes próximo da entrada principal do Hospital Infante D. Pedro em Aveiro para sinalizar esse apelo.

Trata-se de uma ação que aproveita a diminuição de casos positivos e o abrandamento da pressão sobre as Unidades do Serviço Nacional de Saúde para defender o “urgente” regresso à atividade normal e recuperar os atrasos verificados noutros planos de saúde.

Para o PCP impõe-se reforçar as unidades de saúde pública com mais 500 profissionais; assegurar a capacidade de internamento e resposta em cuidados intensivos, com a abertura de mais 409 camas e a contratação de mais 47 médicos; contratar 935 médicos, 630 enfermeiros, 465 assistentes técnicos e 110 assistentes operacionais para os cuidados de saúde Primários e mobilizar todos os recursos na esfera pública.

“É incompreensível que com quase um ano do surto pandémico quase nada tem sido feito para assegurar os cuidados primários de saúde e as consultas de acompanhamento de doentes crónicos como é o caso da diabetes, hipertensão e outros, cujos utentes um pouco por todo o distrito de Aveiro se vêm privados deste serviço”, afirma o PCP que vê no SNS a resposta e o acesso aos cuidados de saúde.