PCP "felicita" produtores de pão de ló pela garantia de Indicação Geográfica Protegida.

2016-08-25 08:00

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PCP “felicita” a Associação de Produtores de Pão-de-Ló de Ovar pela classificação do Pão de Ló com a marca de Indicação Geográfica Protegida. Lembra que se trata de um “traço indelével de afirmação pelo país e pelo mundo”. Por esta razão, a Comissão Concelhia de Ovar do PCP considerou da maior importância reunir com a Associação de Produtores de Pão-de-Ló de Ovar (APPO).

Este momento foi utilizado para conhecer de perto a constituição e o alcance das conquistas da APPO, como é o caso da atribuição pelo Ministério da Agricultura, em Setembro de 2015, da Indicação Geográfica ao Pão-de-ló de Ovar, “podendo-se considerar que este foi um estágio de preparação para a concessão da Indicação Geográfica Protegida”.

Alcançando esta classificação de âmbito europeu, o Pão-de-Ló de Ovar passará a ser protegido enquanto “bem público comunitário”.

Este estatuto estabelece requisitos sobre a matéria-prima e a garantia da sua origem geográfica, o fabrico e o acondicionamento do produto, assim como aspetos da sua comercialização, como elementos específicos da rotulagem, estrutura de controlo e certificação, entre outros.

No encontro entre o PCP e a APPO foram também abordadas as razões para os “avanços e recuos” do seu festival e a criação da Confraria do Pão-de-Ló de Ovar, a par das propostas para o reforço da afirmação desta iguaria gastronómica, integrada numa estratégia global de atração turística, como é o caso da criação da “Casa do Pão-de-Ló e da Identidade Vareira”.

“Desta forma, o PCP aproveita esta ocasião para reafirmar que a sua perceção política percorre, também, as raízes populares portuguesas, como fator de consciência cívica, de cultura e de vida. Assegurar a diversidade cultural de cada região e localidade é um fator importante para o seu desenvolvimento económico e social. Neste contexto, o Pão-de-Ló distingue positivamente Ovar de todos os restantes municípios. Não é ao acaso que o PCP também disponibiliza este doce no pavilhão da região de Aveiro na sua Festa do Avante”.