PCP e BE contra chumbo da Assembleia Municipal a propostas sobre Orçamento Participativo e portagens.

2020-02-24 10:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A moção do PCP pelo fim da cobrança de portagens na A17, A25 e A29 e a proposta do Bloco de Esquerda para acabar com as comparticipações dos proponentes no orçamento participativo foram chumbadas e os partidos proponentes reagem ao voto contra das bancadas na Assembleia Municipal de Aveiro.

A Moção do PCP foi chumbada por PS, PSD e CDS sob o argumento de que o tema não pode estar refém da agenda política dos partidos de Esquerda.

O PCP lamenta a decisão e diz que vai continuar a lutar pelo fim das portagens.

“O PCP não deixará de se bater, tanto no plano nacional, como no plano local, pela abolição das portagens nestas vias. Da mesma forma, o PCP não deixará de denunciar, quem, com manobras políticas e servindo os interesses do grande capital, opta reiteradamente por penalizar o povo e os trabalhadores. O PCP apela à população de Aveiro que se mobilize nesta justa reivindicação pelo seu direito à mobilidade”.

Já a tentativa do BE de alterar o regulamento do orçamento participativo de Aveiro para evitar que os proponentes paguem uma parte da proposta esbarrou nas bancadas do PSD e do CDS.

João Moniz, deputado municipal do Bloco que apresentou a proposta, lamenta o sentido de voto das bancadas do PSD/CDS.

“Este modelo de orçamento participativo criado pelo PSD/CDS é mais um exemplo das políticas de direita de exclusão dos mais pobres e de quem vive do seu trabalho das políticas públicas e da cidadania. A direita em Aveiro governa apenas para as camadas financeiramente mais privilegiadas”.