PCP assinalou 25 de Abril em Oliveira do Bairro.

2022-04-26 18:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PCP celebrou o 48.º aniversário do 25 de Abril em Oliveira do Bairro num almoço que contou com a presença de algumas dezenas de "militantes e amigos" do partido.

Neste convívio participou Filipe Guerra, do PCP, que na sua intervenção afirmou que o dia 25 de Abril de 1974, "foi o culminar de 48 anos de resistência".

"Foi o regresso da Liberdade e o tempo das conquistas, conquistas como a Liberdade de reunião, de manifestação, de associação, de expressão e de imprensa, de Liberdade Sindical, o tempo da reforma agrária, das nacionalizações e controlo operário, do Direito à greve, às eleições livres e à livre formação dos partidos políticos, o voto aos 18 anos, o nascimento do Poder Local autónomo e democrático. Com a Revolução de Abril nascia o Salário Mínimo Nacional, os subsídios de férias e de natal, o subsidio de desemprego, pensões e reformas generalizadas, igualdade de direitos para as mulheres e direito à licença de maternidade, o direito à Saúde, à Educação e à Segurança Social, Liberdade de criação e fruição cultural, diversificação de relações externas e o fim do isolamento internacional do país, a melhoria generalizada das condições de vida do povo. Nascia em 1976, a nossa actual constituição, uma das mais avançadas do mundo".