PCP apoia construção de dique mas pede atualização de estudos.

2021-11-17 14:27

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PCP apoia a construção do dique do Baixo-Vouga mas faz reparos à forma como o processo está a ser desenvolvido.

A construção da ponte-açude, integrado no Sistema de Protecção do Baixo Vouga Lagunar, prometida há décadas, constitui, segundo o PCP, “um passo positivo na defesa dos pequenos e médios agricultores, inserido na resposta integrada ao aumento da salinização dos campos agrícolas envolventes” mas entende que há aspetos que “têm que ser tidos em conta”.

Fala em “custo exponencial”, da necessidade de atualizar os licenciamentos e da necessidade de “considerar todos os factores cuja mitigação de danos poderá auxiliar, ou cujo valor do ponto de vista de conservação de valores biológicos merece especial destaque e medidas direccionadas”.

A migração de peixes é outra das questões levantadas.

“O PCP não pode deixar de dissociar a sua intervenção concreta - com propostas, denúncia, lutas e projectos de resolução ao longo dos últimos anos - a instar a valorização do Baixo Vouga Lagunar, com este avanço, que continuará a acompanhar. Uma obra que peca por tardia e não responde a algumas questões, mas cuja concretização constituirá um passo positivo considerando a crescente salinização dos campos agrícolas, as dificuldades nas acessibilidades e também os focos de poluição”.

O Partido Comunista pede ainda ações de fiscalização às descargas poluentes em Zona de Protecção Especial.