Passam hoje 89 anos sobre a data da criação do Concelho da Murtosa.

2015-10-29 15:29

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara da Murtosa está a assinalar o aniversário de criação do Concelho com um programa comemorativo que começou a ser desenvolvido esta quinta-feira e se prolonga até sábado, com destaque para a inauguração da 0Casa das Gerações'.

Trata-se de um novo espaço físico, que tem como valência principal a Biblioteca Municipal, que pretende ser um "espaço privilegiado de troca de experiências e saberes entre os Murtoseiros de diferentes gerações", pelo que o edifício acolherá um conjunto diversificado de valências, da leitura de jornais e publicações à consulta de sites na internet, passando pela realização de formações e workshops, pela 'hora do conto' para as crianças ou pela projeção de vídeos educativos. A Casa das Gerações "nasceu" no antigo edifício dos Paços do Município da Murtosa. "Trata-se de um investimento e não de um 'custo', que passa por uma estratégia de valorização cultural e de reabilitação urbana. 'Humanizamos' os centros para os dinamizar social e culturalmente. Desenvolvemos políticas que estimulam os privados a solidificar e recuperar o seu património, estimulando a revitalização dos espaços urbanos centrais", disse Joaquim Baptista, Presidente da Câmara, esta manhã, à reportagem Terra Nova. Trata-se de um edifício de referência. (com áudio)

Depois do hastear das bandeiras junto aos Paços do Município da Murtosa, foi feita a deposição de uma coroa de flores no monumento que homenageia o Almirante Jaime Afreixo, Ministro Interino do Interior, em 1926, que assinou o decreto que emancipou a Murtosa. Teve lugar, depois, a inauguração da 'Casa das Gerações – Biblioteca Municipal'.

O programa evocativo terá continuidade, sexta-feira, pelas 21h30, com a apresentação da peça 'Hotel Sarilhos', pelo Grupo de Teatro do Coro de Santa Maria da Murtosa, no salão da Junta de Freguesia do Bunheiro. No sábado, dia 31 de Outubro, no salão nobre dos Paços do Município, terá lugar a apresentação pública do livro e do documentário que registam, para memória futura, a recriação 'A Vida dos Cais', levado a cabo, no passado mês de Julho, na Ribeira do Gago, no Bunheiro.