Parque de Estacionamento no Rossio "é a única razão da polémica" - Ribau Esteves.

2018-06-29 02:19

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A maioria suportada pelo PSD e pelo CDS-PP na Assembleia Municipal de Aveiro (AMA) 'chumbou' esta noite uma proposta apresentada por Pedro Pires da Rosa (PS), que pretendia a "suspensão imediata" do projecto de requalificação do Rossio, em Aveiro.

Pires da Rosa, frisou que o 'discurso' do autarca, Ribau Esteves, mantido na sessão de hoje "destruiu a ideia base" do projecto suportado pela Câmara para aquela zona nobre da cidade. (com áudio)

Na resposta, Ribau Esteves disse que não destruiu nenhuma “ideia base” e acusou o PS de fazer “politiquice mentirosa”. (com áudio)

Os Deputados das bancadas do PAN, PCP e BE contestaram vivamente o projecto para o Rossio.

Rui Alvarenga do PAN recordou que se opõe ao projecto "porque lhe retira a génese identitária".

Filipe Guerra (PCP) falou em "brutal incoerência" da Câmara por anunciar "retirar carros daquela zona e projectar para lá um Parque de Estacionamento". (com áudio)

Virgínia Matos (BE) disse que quer o Rossio "enquanto jardim público" e acusou a autarquia de "excluir a população em todo o processo de construção do Plano".

O CDS seguiu o discurso do líder camarário em defesa da qualificação e do turismo e afirma que o estudo está em fase embrionária.

Salienta que é nesta fase que pode receber contributos salientando que a mudança não se faz apenas com criticas.

Quanto ao PSD que tem na concelhia “reservas” à intervenção, deu "conforto" a Ribau Esteves com o apoio da bancada da Assembleia Municipal.

Manuel Prior assumiu o apoio à requalificação do Rossio e à inclusão de um parque de estacionamento que permita a retirada de carros da superfície.

Assumiu ainda que é possível melhorar a ideia com mais espaços verdes e deixou uma farpa ao PS lembrando que o único vazio existente no Rossio é o da área onde estava construída a sede do PS entretanto demolida.

Raul Martins, deputado do PS, afirmou a sua independência deixando em simultâneo uma crítica ao projeto e uma declaração em que justifica a oportunidade do estacionamento subterrâneo.

Cerca de 150 'populares' assistiram à sessão da AMA, esta noite.

 

(em actualização)