Parque da Ciência apresentado como resultado da luta contra "centralismo" de Coimbra em nome das empresas.

2018-03-07 10:07

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Um dia histórico que assinala o final de um processo com 10 anos da conceção até à inauguração. O Parque da Ciência e Inovação, em Ílhavo e Aveiro, foi apresentado como resultado da resiliência da região de Aveiro conta o centralismo de Coimbra.

Sem a presença de António Costa mas com a secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, o evento foi momento para concluir um processo de uma década que o Reitor encara como demasiadamente alargado.

Manuel Assunção lembra que o projeto enfrentou várias vicissitudes e passou por dois quadros de apoio. Lamentou apenas a ausência do Primeiro-Ministro.

“A data foi determinada pelo gabinete de António Costa. Apesar disso por razões não transmitidas mas que estou certo serão da maior relevância não se materializou na sua presença. No entanto, interessa criar condições para mais e melhor empresas, novos produtos e empresas mais exportadoras”.

A primeira fase do equipamento consagrou o investimento de 20 milhões de euros. Ribau Esteves, que atravessou todo o processo enquanto autarca de Ílhavo e mais tarde de Aveiro, recordou as dificuldades enfrentadas, as baixas que aconteceram pelo caminho, os processos judiciais e a dureza de um percurso que associa ao centralismo de Coimbra.

Deixou elogio público à presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro pela capacidade de apostar numa estrutura que nunca teve a simpatia de Coimbra.

“Esta mulher do Centro deu boa nota de que é com todos que se faz o Centro e não com aqueles que do alto da sua cátedra velha vão mantendo uma superioridade intelectual que nós, os humildes trabalhadores, não estamos disponíveis para aturar”.

O autarca de Ílhavo regista a concretização da obra como marca que fica para o futuro no apoio às empresas. Fernando Caçoilo assegura que é um momento especial pela capacitação garantida ao tecido económico.

“O PCI é lugar certo para fermentar a empregabilidade do futuro no momento em que o mercado de trabalho evidencia uma necessidade de quadros especializados”.

O PCI – Creative Science Park Aveiro Region - é uma sociedade anónima, criada em 2010, da qual a UA é a acionista maioritária, com as autarquias da Região, entidades bancárias e empresas.

Cerca de 30 hectares estão construídos em Ílhavo e 5 em Aveiro em ligação direta com a Universidade de Aveiro. A internacionalização é uma das apostas destes equipamento. O autarca de Ílhavo fala de um momento importante na qualificação do emprego.

"A participação da Câmara Municipal de Ílhavo no consórcio que sustenta a estrutura acionista do PCI reveste-se de particular importância já que a realidade demonstra que o Município «apresenta hoje uma economia moderna e diversificada com elevados níveis de sustentabilidade e de inovação, apresentando uma qualidade de especialização e de tecnologia, num número já considerável de casos de referência nacional e internacional".

A secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, disse que o PCI encaixa na linha de desenvolvimento definida para a industria nacional com a capacitação para a inovação e a exportação (com áudio).