Parlamento dos Jovens com sessões em Ílhavo.

2020-01-18 08:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Parlamento dos Jovens já passou por Ílhavo para estimular a participação cívica de 135 jovens do Município.

Iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário que contou com a presença de cerca de 135 jovens, repartidos por três sessões.

Com o objetivo de educar para a cidadania, a Câmara Municipal promoveu, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Município, uma sessão temática sobre o tema “Violência Doméstica no Namoro”, incentivando à reflexão, ao debate e ao desenvolvimento das capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias.

Esta sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Caçoilo, da Presidente da Assembleia Municipal, Maria Fernanda Gomes Cravo, do Vereador do Pelouro da Educação e Juventude, Tiago Lourenço, da Assistente Social no Núcleo de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica (Cáritas Diocesana de Aveiro), Delcia Pereira, e do Psicólogo do Gabinete de Apoio à Família da Câmara Municipal de Ílhavo, Nuno Craveiro.

Da parte dos autarcas foi deixada mensagem de incentivo aos jovens para a participação cívica e aproximação à política, “contribuindo para a resolução de questões que afetam o presente e o futuro”.

Realizaram-se, ainda, duas sessões de escola do Parlamento dos Jovens.

Da responsabilidade do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, estes dois momentos serviram igualmente para o apuramento das listas vencedoras e dos representantes das escolas para a Sessão Distrital e Regional que decorrerão no mês de março.

O programa culmina com a realização das duas sessões nacionais na Assembleia da Republica durante o mês de maio.