PAN desafia municípios da Região para a Semana da Mobilidade.

2019-08-29 08:19

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PAN desafia todos os municípios do distrito de Aveiro a participar na 18ª Edição da Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que irá decorrer de 16 a 22 de Setembro de 2019.

Defende que a região de Aveiro “não pode ficar aquém nesta transição para uma mobilidade economicamente mais eficiente, socialmente mais justa e ambientalmente mais sustentável”.

O tema da SEM deste ano é precisamente “Caminhar e Pedalar em Segurança”, procurando tornar evidente os benefícios decorrentes de um aumento da quota modal dos modos ativos e a necessidade de criar infraestruturas pedonais e cicláveis confortáveis e seguras.

Para o PAN esta é a “oportunidade ideal” para sensibilizar a população para a adoção de meios de transporte alternativos, com o objetivo de reduzir a elevada dependência do automóvel particular, contribuindo para a diminuição de gases com efeito de estufa, humanização do espaço público, redução dos níveis de sinistralidade rodoviária e melhoria da saúde e da qualidade de vida em geral.

E numa região com tradição da utilização de bicicleta em cidades como Águeda, Aveiro, Murtosa, Ílhavo e Gafanha da Nazaré diz que seria importante “projetar o distrito rumo a um futuro mais sustentável e com menor impacto nos ecossistemas que habitamos”.

A intermodalidade entre modos ativos (pedonal e ciclável) e transportes coletivos é, para o PAN, fundamental para “constituir a espinha dorsal do sistema de mobilidade a nível regional”, servindo como solução ideal para cobrir deslocações de curta, média e longa distância.