PAN acusa Câmara de Aveiro de gastar dinheiro para “esconder” carros no subsolo.

2019-10-12 09:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Pessoas Animais Natureza considera que a Aveiro vai gastar dinheiro a “esconder” carros no subsolo com o parque de estacionamento do Rossio sem daí tirar vantagens para a mobilidade sustentável.

Depois do voto contra na abertura de concurso para a reabilitação do Rossio, o PAN vem a público repetir argumentos contra o projeto, contra a forma de assumir o debate e contra a decisão tomada pela maioria.

Critica Ribau Esteves com a afirmação de que o autarca soube “habilmente” conduzir um “processo ilusório e muito pouco democrático” e “converter os mais céticos da bancada da maioria”, mas também para “todos os que, ontem, ousaram votar a favor desta proposta”.

Chama-lhe “equívoco” ao nível do Estádio Municipal e defende que a opção vai contra as diretivas europeias que recomendam o investimento na mobilidade suave e em redes sustentáveis de transportes coletivos.

“Esconder os carros é um acto de ilusionismo que não permite reduzir o total de quilómetros percorridos em áreas congestionadas. As ruas João Mendonça, dos Galitos, do Batalhão de Caçadores e a Avenida Dr. Lourenço Peixinho continuarão a ter circulação automóvel e acreditamos que irá mesmo aumentar. A falácia das viaturas escondidas, repetida várias vezes e dita com o arrebatamento partidário, quase que parece sensata. Mas não é”.

O PAN olha numa perspetiva histórica para várias decisões tomadas nos últimos anos e vê desfasamento nas medidas assumidas por diferentes executivos.

“Na história recente da gestão autárquica aveirense, temos constatado que estas grandes iniciativas emergem sem nexo e se apresentam sempre revestidas de uma incompreensível ausência de reflexão. Cada Executivo surge com uma empreitada salomónica sem que se vislumbre nenhuma ligação identitária com o território e com as suas gentes”.