Ovar: União de Freguesias aprova moções sobre "retoma" de farmácias, usf e banca.

2020-06-30 07:36

Categoria: 

Concelho: 

A Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira aprovou, por unanimidade, três propostas recomendação que apontam para a reabertura de serviços encerrados devido à pandemia.

Apresentadas pelo grupo do PS, os documentos versando a reabertura das Extensões de Saúde, Farmácias de Serviço e balcões da Caixa de Crédito Agrícola mereceram acolhimento de todas as bancadas - PS, PSD, CDS e PCP.

Serviços de proximidade que fazem falta sobretudo à população mais idosa.

Quanto aos serviços da banca a proposta de recomendação é enviada ao Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agricola Mútuo da Costa Verde, com conhecimento ao Banco de Portugal, ao Presidente da Republica, ao Presidente da Assembleia da Republica, ao Primeiro-Ministro, ao Ministro das Finanças, a todas as Bancadas Parlamentares da Assembleia da Republica, ao Presidente da Câmara Municipal de Ovar e ao Presidente da Assembleia Municipal de Ovar. 

No caso da saúde, aprovada a recomendação de reabertura das Extensões de Saúde de Arada – USF Laços, de São Vicente de Pereira – USF Alpha e do Furadouro – USF João Semana.

“Estas Extensões de Saúde encontram-se encerradas, obrigando os seus utentes a deslocações para outras Freguesias na procura de cuidados de saúde. Trata-se de uma população envelhecida, muitos sem retaguarda familiar e sem transporte próprio e onde não existe uma rede de transportes públicos de ligação às sedes das USF’S sede. O Concelho de Ovar encontra-se atualmente na 3ª fase de desconfinamento. É urgente a reabertura dos serviços de cuidados de saúde primários de proximidade à população de Arada, São Vicente de Pereira e do Furadouro”.

A informação é enviada ao Ministério da Saúde.

Finalmente, a recomendação para as farmácias é enviada à Associação Nacional de Farmácias. Pede a reabertura de serviços em horário noturno.