Ovar: Plano e Orçamento aprovados.

2017-12-21 19:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Orçamento, as Grandes Opções do Plano (GOP’s) e o Mapa de Pessoal do Município de Ovar para 2018 foram aprovados esta noite em sede de Assembleia Municipal.

O Orçamento é de 33.8 milhões e respeita a regra de ouro do equilíbrio financeiro, ou seja, a previsão de receitas correntes é superior à estimativa de despesas correntes a realizar, permitindo a libertação de um saldo corrente de 2.874.571 euros para a concretização de investimento municipal.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar considera que se trata de um instrumento de gestão financeira ajustado à realidade da Câmara Municipal de Ovar, adiantando que “conseguimos, em tempo útil, um orçamento rigoroso, transparente, objetivo e que garante a habitual sustentabilidade financeira do Município”.

Para 2018, será dada prioridade absoluta a todos os investimentos estratégicos cujas candidaturas estão aprovadas ou a ser preparadas pelos serviços municipais, sendo decisivas as taxas de execução física e financeira de todos os projetos do Portugal 2020 – PEDU, PACTO da Região de Aveiro, POSEUR e outras, que serão reavaliadas no decurso do ano pelas entidades gestoras dos fundos comunitários.

Salvador Malheiro considera que o Orçamento de 2018 é um documento de “continuidade” dos projetos e políticas já assumidas, adiantado que “queremos que, no próximo ano, estejam em pleno funcionamento as USF de Maceda e Válega, queremos rentabilizar e colocar ao serviço da população os equipamentos existentes em todo o território, em concreto, o Museu Escolar Oliveira Lopes, o Pólo de Inovação Social de S. João, os Pavilhões Gimnodesportivos e outras infraestruturas existentes, a Escola de Artes e Ofícios, o Espaço Empreendedor, os Postos de Turismo, o Centro de Arte, entre outros”.