Ovar: Obra junto à estação coloca peões e ciclistas no centro da intervenção.

2019-05-19 14:39

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O executivo municipal de Ovar aprovou o projeto de execução e a abertura do concurso público da empreitada de “Requalificação da envolvente à Estação e Jardim Almeida Garrett – Ovar”.

Trata-se de uma obra considerada “estruturante e fundamental” para o desenvolvimento da cidade de Ovar, que se encontra inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Ovar e que representará um investimento superior a 1 Milhão de euros.

Esta intervenção pretende beneficiar a área envolvente à Estação de Caminhos-de-ferro e ao Jardim Almeida Garrett, sob o ponto de vista do conforto e segurança na circulação rodoviária, ciclável e, sobretudo, pedonal, com alinhamento e alargamento dos percursos existentes, com a atribuição de caráter pedonal ao Largo Serpa Pinto (da Estação), criação de nova área e reorganização dos lugares de parqueamento automóvel e instalação de mobiliário urbano.

A área a intervencionar engloba o principal eixo de entrada na cidade de Ovar, para quem utiliza os transportes públicos, nomeadamente o caminho-de-ferro.

A obra visa tornar o peão o centro da ação no espaço público, em detrimento do automóvel; ligar o espaço público da Estação ao Jardim Garrett, que já foi objeto de intervenção no âmbito do Programa PEDU; organizar e facilitar o estacionamento para quem utiliza os transportes coletivos; ligar a Rede Ciclável do Concelho à Estação de Ovar.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, regozijou-se com o avanço de mais esta intervenção em Ovar, revelando que “esta obra estruturante vai marcar o presente e o futuro do município”, afiançando que a obra deverá arrancar ainda este ano.