Ovar: Município avança para a Recolha Seletiva de Biorresíduos.

2021-09-11 12:45

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Ovar encontra-se a preparar o arranque da Recolha Seletiva de Biorresíduos.

Está aprovado o início do procedimento de concurso público, com a publicação de anúncio no Jornal Oficial da União Europeia, para a aquisição dos contentores.

Estas estruturas ficarão disponíveis para os munícipes depositarem seletivamente os resíduos alimentares produzidos nas suas habitações ou no setor de restauração e serviços - canal Horeca - num total de 32.285 contentores de superfície e 30 contentores enterrados.

Estes contentores serão recolhidos porta-a-porta ou estarão disponíveis na via pública e contarão com a tecnologia de controlo de acessos mais avançada no setor.

São equipaados com com fecho eletrónico com abertura por NFC e RFID, usando uma aplicação de telemóvel ou um cartão de utilizador para desbloqueio que será futuramente disponibilizado aos munícipes, bem como uma aplicação e um site para o utilizador consultar os seus acessos.

Toda a operação de recolha será apoiada por um software de gestão do parque de contentores e permitirá o reconhecimento do utilizador em qualquer contentor.

O projeto irá possibilitar o cumprimento das metas do PERSU 2020, bem como a obrigação da recolha seletiva de biorresíduos, já a partir de 2024, que implica a necessidade de transição do atual modelo no tratamento de resíduos orgânicos, recolhidos em conjunto com os indiferenciados, para um modelo assente na recolha seletiva.

A autarquia explica que será o "início da mudança do setor dos resíduos em Ovar, para um modelo de recolha que premeia os beneficiários que efetuem a separação dos resíduos, a par de uma tarifa justa, comprometimento e mudança comportamental para a valorização dos RUB".

O projeto terá a duração de 24 meses e estima-se um investimento total de 1.312.573 euros, em que 1.115.687 euros são despesa financiável (85%).