Ovar: Autarquia e empreiteiro assinam consignação da obra na envolvente à Estação de Ovar e Largo Almeida Garrett.

2020-05-26 09:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ovar já tem a requalificação da envolvente à Estação de Ovar e Largo Almeida Garrett consignada.

Trata-se de uma obra estruturante e considerada fundamental para o desenvolvimento da cidade de Ovar.

Está inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Ovar e representa um investimento de quase um Milhão de euros.

Esta intervenção terá a duração de um ano e pretende beneficiar a área envolvente à Estação de Caminhos-de-ferro e ao Jardim Almeida Garrett, sob o ponto de vista do conforto e segurança na circulação rodoviária, ciclável e, sobretudo, pedonal, com alinhamento e alargamento dos percursos existentes, com a atribuição de caráter pedonal ao Largo Serpa Pinto (da Estação), criação de nova área e reorganização dos lugares de parqueamento automóvel e instalação de mobiliário urbano.

A área a intervencionar engloba o principal eixo de entrada na cidade de Ovar, para quem utiliza os transportes públicos, nomeadamente o caminho-de-ferro.

Atualmente, o espaço apresenta o mesmo desenho urbano que foi estabelecido há muitas décadas e foi adaptado, pontualmente, sempre concedendo primazia ao automóvel.

Esta obra visa tornar o peão o interveniente mais importante no espaço público, em detrimento do automóvel; ligar o espaço público da Estação ao Jardim Garrett, que já foi objeto de intervenção no âmbito do Programa PEDU; organizar e facilitar o estacionamento para quem utiliza os transportes coletivos; ligar a Rede Ciclável do Concelho à Estação de Ovar.

A extensão dos arruamentos em causa perfaz um total de 1 km, numa área de cerca de 1,50 hectares, englobando a zona nascente do centro da cidade, que intercala habitações, estabelecimentos comerciais e de serviços, destacando-se a Repartição das Finanças e a Estação de Caminhos-de-ferro.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, regozijou-se com o avanço de mais esta intervenção em Ovar, revelando que “esta é uma obra estruturante que visa o fomento da mobilidade suave, a dinamização da nossa economia local e a melhoria da qualidade de vida das nossas Gentes”.