Ovar assinala quatro anos do projeto Hospital Sem Papel.

2021-10-08 14:10

Categoria: 

Concelho: 

O presidente do Conselho de Administração da SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde), Luís Goes Pinheiro, reafirmou a vontade de continuar a colaborar ativamente com as iniciativas do Hospital Francisco Zagalo-Ovar (HFZ-Ovar).

Presente na sessão comemorativa do quarto aniversário do projeto Hospital de Ovar Sem Papel, que decorreu no salão nobre da Santa Casa da Misericórdia de Ovar, o gestor reconheceu a capacidade daquela unidade.

“O Hospital de Ovar é um farol nestas águas bastantes agitadas. Vivemos tempos difíceis, mas há esperança num futuro melhor”, disse, elogiando a unidade vareira que, “desde há muito tempo, abraçou a inovação através de projetos diferenciadores, que se traduzem em ganhos para a saúde”.

À cerimónia, já na unidade hospitalar, seguiram-se os parabéns e o tradicional corte do bolo de aniversário.

“Pioneiro no processo de desmaterialização, este hospital, apesar de pequeno, foi o primeiro a pôr em prática medidas inovadoras e ambiciosas para alcançar o objetivo de um ‘SNS sem Papel’, iniciativa liderada pela SPMS”, salientou.

Volvidos quatros anos, a instituição hospitalar “continua a apostar numa estratégia que privilegia os registos e processos eletrónicos”.

Para o presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, o aniversário do “HOSP” é apenas mais uma das evidências do trabalho desenvolvido, numa instituição que pode continuar a contar com a autarquia na melhoria contínua da prestação de cuidados de saúde.

“É um orgulho termos no nosso território um hospital com tamanha competência”, sublinhou o edil.

O presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, é o primeiro a reconhecer a importância da desmaterialização de registos.

“A transformação digital que estamos a levar a cabo tem demostrado que este é o caminho a seguir e, nesta hora de aniversário, compete-me agradecer ao esforço e empenho dos profissionais desta unidade”, referiu, reafirmando a posição cimeira do hospital no contexto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no indicador “Receitas sem Papel Totalmente Desmaterializadas”.