Ovar: Agricultores da Marinha pedem ajuda à Câmara. PCP quer envolver o Governo.

2020-08-24 09:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os agricultores da Marinha prometem levar as queixas quanto à salinização de terrenos ao conhecimento do presidente da Câmara de Ovar num apelo para a tomada de medidas de correção.

Os produtores manifestaram-se na semana passada pela defesa dos terrenos.

Entretanto, uma delegação da Concelhia de Ovar do Partido Comunista Português esteve com os agricultores e as populações do lugar da Marinha, ouvindo as suas preocupações e anseios quanto à salinização de terrenos.

Foi possível ver o avanço da água salgada da ria sobre terrenos agrícolas, que destrói colheitas, põe em causa o cultivo da terra e consequentemente a agricultura familiar, dominante na zona.

Ameaça casas e corta as ruas, obrigando os moradores a atravessar, a pé ou de carro, verdadeiras lagoas.O PCP diz as obras, há muito reivindicadas pelos agricultores e populações, não têm dado a resposta esperada aos seus problemas.

Pede também a revisão dos limites do Domínio Público Marítimo.

A direção do PCP diz foi estabelecido a partir do ponto atual do nível médio das águas.

“Os agricultores defendem, porém, que esta área deveria consignar como margem física a que, virtualmente, se encontra submersa, uma vez que a definição do DPM estabelecida inclui juncais e outras áreas agrícolas que sempre foram cultivadas”.

Tece ainda crítica ao processo de dragagem por não estar a usar sedimentos para criar barreira.

“O PCP fará chegar os anseios e aspirações da população e agricultores do lugar da Marinha, a todos os órgãos que contam com a sua representação, designadamente, a Assembleia da República, o Parlamento Europeu, a Assembleia Municipal de Ovar, assim como, a Assembleia da União de Freguesias”.