Os Verdes querem respostas sobre ação do Governo no combate à praga de jacintos de água.

2018-01-29 08:09

Categoria: 

Concelho: 

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente, sobre a praga de jacintos-de-água que tapam as águas do Vouga, o que tem impedido e criado dificuldades à pesca desportiva e à realização de atividades náuticas como o remo na zona de Cacia (Aveiro) junto ao canal do rio do Novo Príncipe.

A espécie invasora continua a ganhar terreno, pela reprodução rápida, sendo uma planta flutuante forma densos tapetes que cobrem completamente a superfície da água, conduzindo ao desequilíbrio do ecossistema aquático, devido à impossibilidade de entrada da luz solar e de oxigenação.

“As temperaturas elevadas e a escassez de água do último ano fomentaram a proliferação desta espécie, que está a criar impactos gravíssimos não só na biodiversidade do rio Vouga e seus afluentes no baixo Vouga, levando, em particular, à morte dos peixes, mas também ao nível da utilização das águas deste rio para fins lúdicos e recreativos”, justifica o deputado.

Os jacintos-de-água que tapam as águas do Vouga têm impedido e criado dificuldades à pesca desportiva e à realização de atividades náuticas como o remo na zona de Cacia (Aveiro) junto ao canal do rio do Novo Príncipe.

“É verdade que têm sido feitas algumas intervenções pontuais no país para o controlo desta infestante, como por exemplo na Pateira de Fermentelos realizada pela Câmara Municipal de Águeda, no entanto exigem-se medidas céleres e eficazes por parte do governo para controlar esta espécie invasora que está a provocar sérios desequilíbrios nos ecossistemas e constitui uma ameaça constante à biodiversidade nativa”.

O deputado quer saber o que tem feito o Governo para além da remoção mecânica na Pateira de Fermentelos, se há medidas tomadas pelos organismos competentes para erradicar esta espécie invasora e se haverá reforço de medidas em anos de temperaturas elevadas, de seca e de redução do caudal dos cursos de água.