Os Verdes querem respostas do Governo sobre falta de médicos em Aveiro.

2020-09-10 07:41

Categoria: 

Concelho: 

Mariana Silva, deputada do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre a falta de clínicos e outros recursos humanos nas urgências dos dois hospitais que integram o Centro Hospitalar Baixo Vouga: Hospital Distrital de Águeda e Hospital D. Pedro, em Aveiro.

Retoma o caso da deslocalização de um médico da urgência de Águeda para Aveiro no dia 22 de Agosto.

No passado dia 22 de agosto a equipa de médicos que prestava serviço no Serviço de Urgência Básica (SUB) do Hospital Distrital de Águeda foi chamada a reforçar as urgências do Hospital D. Pedro, em Aveiro, por não haver clínicos que assegurassem o serviço naquela unidade hospitalar.

O SUB só não encerrou porque um dos clínicos recusou a transferência, conforme informação que veio a público.

A administração do Centro Hospitalar Baixo Vouga referiu, à comunicação social, que se tratou de uma situação pontual e que a decisão da transferência foi tomada pelo facto do SUB de Águeda estar com uma afluência muito reduzida, enquanto que o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de Aveiro se encontrava com uma afluência acima da média.

“Esta situação é demonstrativa da falta de clínicos e outros recursos humanos nas urgências destes dois hospitais que integram o Centro Hospitalar Baixo Vouga. O Hospital Distrital de Águeda tem vindo a perder um conjunto considerável de valências e serviços em várias especialidades, traduzindo-se igualmente num esvaziamento de recursos humanos, que coloca em causa o acesso e qualidade dos serviços de saúde a prestar aos utentes da região”.