Orçamento da Câmara de Albergaria-a-Velha reforça verbas na Educação e Acção Social.

2015-10-30 17:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

É o Orçamento "mais baixo desde o início do século", afirma o Presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, mas garante o reforço de verbas na Educação e na Ação Social. O Executivo de António Loureiro apresentou na quarta-feira o Orçamento e as Grandes Opções do Plano em reunião extraordinária e foi deliberado, com a abstenção da oposição, enviar os documentos para aprovação em Assembleia Municipal.

António Loureiro refere que, não obstante apresentar um total geral abaixo dos anteriores, o Orçamento para 2016 traduz as linhas programáticas sufragadas nas Eleições Autárquicas, assegurando a conservação e manutenção dos equipamentos municipais, agora com o novo Centro Cultural em S. João de Loure, avançando ainda com investimentos prioritários na rede viária, reabilitação urbana e eficiência energética.

O Orçamento da Câmara de Albergaria-a-Velha para 2016 apresenta um total geral de 14.102.933,00 euros.

Define uma verba para Educação de 1.088,150 euros, um aumento de 38 por cento face ao ano anterior, e 355.950 euros para Acção Social, um aumento de 11 por cento face a 2015.

Entre as atividades mais relevantes inscritas no Orçamento, António Loureiro destaca a requalificação do Mercado Municipal, a regeneração da Praça Fernando Pessoa e da zona envolvente à Igreja Matriz e Rua Gonçalo Eriz, estando a criar condições para as obras avançarem em 2016. O Executivo presidido por António Loureiro, composto por Delfim Bismarck, Catarina Mendes e Ana Maria Silva, afirma que o “Orçamento e as Grandes Opções do Plano são claramente incomparáveis com os orçamentos anteriormente apresentados pelo PSD, nomeadamente pela falta dos valores associados à retribuição da ADRA, à diferente afetação das verbas do Portugal 2020 e à impossibilidade de prever venda de imobilizado ou receitas associadas a empréstimos”.

O Executivo dá conta ainda da contribuição do Partido Socialista, “através de uma análise crítica, construtiva e com apresentação de soluções”, no cumprimento do Estatuto da Oposição.

 

Texto: Gabinete de Imprensa da Câmara de Albergaria.