Oliveira do Bairro: Zona da estação entra em obra de reabilitação.

2020-05-19 17:56

Categoria: 

Concelho: 

Já arrancou a requalificação do “Espaço Público da Rua dos Bombeiros e Rua António Oliveira e Rocha”, nomeadamente junto à Estação da CP de Oliveira do Bairro.

A empreitada, que abrange uma área total de aproximadamente 7.321m2, representa um investimento do Município superior a 700 mil euros, com um prazo de execução de seis meses.

A área de intervenção localiza-se na envolvente da centralidade da cidade de Oliveira do Bairro e está integrada numa rua que se assume como uma “porta” de entrada na cidade, pela ligação à estação de caminhos de ferro (Linha do Norte), a que se junta a existência do emblemático edifício da antiga Fábrica Cerâmica Rocha, também alvo de reabilitação.

Esta intervenção vai passar, entre outras ações, pela criação de zonas de estacionamento (com arborização adjacente) junto ao edifício da Cerâmica Rocha e à estação da CP, com locais próprios para pessoas portadoras de mobilidade condicionada e táxis, e reorganização e formalização dos estacionamentos já existentes.

Será também criada uma zona pedonal imediatamente a seguir à entrada da estação, com o intuito de “servir de praça, “tapete” de chegada e saída dos utilizadores do comboio”, para além da criação de um canal pedonal com passeios amplos e atravessamentos adequados.

Destaque ainda para a correção da curva da Rua António Oliveira e Rocha, perto da tornando a passagem automóvel mais segura.

De acordo com Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, trata-se de um projeto “muito importante, tendo em conta que se trata de uma porta de entrada na cidade, que apresentava uma imagem pouco consentânea com a modernidade e qualidade dos espaços públicos que pretendemos implementar em todo o Concelho, numa perspetiva de humanização dessas áreas, privilegiando as acessibilidades e a sua utilização pelos peões, de forma segura e agradável”.