Oliveira do Bairro reconhecido como parceiro do programa 'Eco-Escolas'.

2021-10-19 17:58

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Oliveira do Bairro foi reconhecido como parceiro do programa Eco-Escolas, pela sua colaboração na implementação deste projeto na Escola EB 2,3 Dr. Acácio de Azevedo e na AMPER – Associação dos Amigos de Perrães.

Estes dois estabelecimentos receberam a Bandeira Verde Eco-Escolas, pela implementação de um plano de ação com vista a melhorar o seu desempenho ambiental.

Lília Ana Águas, Vereadora da Educação do Município de Oliveira do Bairro, aproveitou a oportunidade para desafiar “todas as IPSS com ensino pré-escolar e estabelecimentos de ensino do Concelho, a aderirem ao programa Eco-Escolas, promovendo a educação e cidadania ambiental junto dos seus utentes e alunos, de forma a construirmos, em conjunto, um planeta mais saudável, verde e sustentável”. “Continuamos totalmente disponíveis para apoiar as escolas a alcançarem a sua Bandeira Verde”, acrescentou a autarca.

Na edição de 2021 do Galardão Eco-Escolas, que decorreu no passado dia 12 de outubro, em Sintra, destaque ainda para o prémio atribuído à Escola EB 2,3 Dr. Acácio de Azevedo, de Oliveira do Bairro, pela Atividade Póster Eco-Código, e para o reconhecimento de Maria Amélia Dinis Monteiro, da AMPER, uma das professoras, e professores, homenageada/os pela sua ligação de longa data ao programa.

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa - ABAE.

Esta iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

Depois de inscritas as escolas da rede recebem um conjunto de informações e orientações facilitadoras da implementação do Programa. A coordenação organiza atividades de formação, como o Seminário Nacional e de divulgação como o Dia Bandeiras Verdes, entre outras.