Oliveira do Bairro investe 50 mil euros em bolsas de estudo.

2018-02-14 07:55

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Oliveira do Bairro vai atribuir 11 Bolsas de Estudo, neste ano letivo, no valor total de cerca de 50 mil euros, com o objetivo de apoiar estudantes universitários do Concelho com mais dificuldades financeiras.

A decisão foi tomada na última Reunião de Câmara, realizada no dia 8 de fevereiro, no âmbito do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo e Outros Apoios ao Ensino Superior.

Das 11 Bolsas de Estudo atribuídas, para o ano letivo de 2017/2018, sete são novas e quatro são renovações. Destas últimas, três são para o grau de licenciatura e a restante para mestrado.

De referir que as bolsas atribuídas poderão ser renovadas anualmente, até à conclusão do grau de ensino em que se inserem, licenciatura ou mestrado.

Apesar de o Regulamento prever apenas a atribuição regular de cinco novas Bolsas de Estudo por ano, o mesmo consagra que este número pode ser excedido por decisão da Câmara Municipal e, neste sentido, a Vereadora Lília Ana Águas, enquanto Presidente da Comissão de Análise, entendeu propor em Reunião de Câmara que o apoio fosse concedido às sete candidaturas que cumpriam o exigido.

“Temos que apoiar os estudantes que apenas por razões financeiras podem ver desfeito o seu sonho de tirar um curso superior e, dessa forma, alcançar outros patamares profissionais”, defende a Vereadora responsável pelas áreas da Educação e Ação Social, acrescentando que “este Executivo está disponível para ajudar quem precisa e quem merece, para que todos possam ter as mesmas oportunidades, independentemente dos recursos que tenham”.