Oliveira do Bairro e Anadia pedem ação vigilante no Rio Levira para combater focos de poluição.

2021-07-07 07:50

Categoria: 

Concelho: 

Poucas horas depois da denúncia da Câmara de Águeda sobre poluição na Pateira de Fermentelos, também as autarquias de Anadia e Oliveira do Bairro pedem mão firme às autoridades para acabar com focos poluidores no Rio Levira.

Já arrancaram as obras de “Reabilitação e Valorização Ecológica do Rio Levira”, nos Concelhos de Oliveira do Bairro e de Anadia, num investimento de 300 mil euros, financiado pelo Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente.

A propósito desta intervenção, o Município de Oliveira do Bairro promoveu esta segunda-feira, 5 de julho, em Montelongo da Areia, uma sessão pública de sensibilização, que juntou o Presidente da Câmara Municipal, Duarte Novo, o Vereador da área do Ambiente do Município de Anadia, Lino Pintado, e um representante da Agência Portuguesa do Ambiente, João Alberty, bem como cerca de quatro dezenas de populares.

A empreitada conta com intervenções de corte e limpeza da vegetação arbórea, erradicação e controle de plantas invasoras, de reabilitação das margens do rio através da aplicação de técnicas de engenharia natural, tendo em vista a sua estabilização, e de valorização ecológica e paisagística, com a plantação de espécies arbóreas e arbustivas.

Após a apresentação seguiu-se um período de discussão, com vários comentários e questões a serem colocadas pelos presentes a Duarte Novo e aos representantes da APA e da equipa projetista.

Nesta fase, foi evidente a preocupação da população com a questão da poluição e das descargas ilegais de empresas e particulares para o rio, apelando-se a uma maior fiscalização por parte das entidades responsáveis.

A este propósito Duarte Novo e Lino Pintado esclareceram que a investigação desses casos não cabe aos Municípios, acrescentando que as suas autarquias, logo que têm conhecimento de algum incidente ou denúncia, de imediato reencaminham essa informação para o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR.

Ainda a este propósito, o autarca de Oliveira do Bairro deixou um apelo a toda a comunidade para que denuncie esses casos de poluição, entrando de imediato em contacto com a Câmara Municipal.

O rio Levira apresenta uma extensão total de 23,24 Km, percorrendo o Concelho de Anadia, numa extensão de 12,55 Km, e o Concelho de Oliveira do Bairro, numa extensão de 10,70 Km.