Oliveira do Bairro: Autarquia “preocupada” com as consequências dos focos de poluição no Rio Cértima.

2019-07-30 15:30

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Oliveira do Bairro afirma-se “preocupado” com as consequências dos focos de poluição no Rio Cértima.

Depois do aparecimento de peixes mortos no Rio Cértima, o autarca Duarte Novo, Presidente da Câmara, garantiu que tem feito “várias diligências junto da Administração da Região Hidrográfica do Centro – Agência Portuguesa do Ambiente, no sentido de conseguir aferir a origem do problema”.

O Município relembra que esta situação foi comunicada por um munícipe aos serviços de Ambiente do Município de Oliveira do Bairro que, no próprio dia, “enviou técnicos ao local e remeteu, de imediato, o assunto para a devida investigação do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR”.

Alertado para a possibilidade da existência de um crime ambiental, este serviço da GNR esteve também no local, onde recolheu amostras de água e de peixes, remetendo conclusões para depois das referidas análises.

Entretanto, os serviços de Ambiente do Município de Oliveira do Bairro, deslocaram-se ao local para recolher o máximo possível dos peixes mortos, que foram depois levados para a câmara frigorífica da autarquia, enquanto se aguarda a sua recolha e incineração por empresa especializada.