Oliveira do Bairro: Autarquia aprovou contas de 2017 com prejuízo de 1,2 milhões de euros.

2018-04-17 14:31

Categoria: 

Concelho: 

O Relatório de Gestão de 2017 da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro apresenta um prejuízo de 1,23 milhões de euros. A atual maioria diz que é uma situação natural em ano de transição de ciclo político, com a entrada de um novo Executivo, em outubro.

O documento foi aprovado por unanimidade na última Reunião de Câmara, realizada no passado dia 12 de abril. Recorde-se que os primeiros dez meses do ano transato corresponderam à gestão de Mário João Oliveira, anterior Presidente da Câmara, enquanto que os dois últimos meses já ocorreram sob a liderança de Duarte Novo.

Da análise das contas da autarquia, realça-se um prejuízo de cerca 1,23 milhões de euros, que contrasta com um lucro de 664 mil no ano de 2016.

Além do resultado líquido negativo, e apesar da redução do passivo bancário, verifica-se um ligeiro aumento do passivo de curto prazo, mantendo-se, no entanto, a capacidade de libertar receita corrente para investimento.

Na apresentação do documento para votação, Duarte Novo explicou que este prejuízo se deveu a uma “conjugação de vários fatores, contabilísticos e económicos”, da responsabilidade do anterior Executivo, que foi impossível alterar nos dois últimos meses do ano, correspondentes à sua gestão.

Para o Presidente da Câmara, “o ano de 2017 correspondeu ao final de um ciclo político, tendo, entretanto, começado um novo ciclo, com uma gestão diferente”.