Nelson Peralta quer soluções para a despoluição da ria em Estarreja.

2020-11-03 11:11

Categoria: 

Concelho: 

Nelson Peralta avalia negativamente o OE2021 para a área ambiental e pede despoluição da Ria em Estarreja.

Na audição orçamental ao Ministro do Ambiente e Ação climática, que terminou ontem à noite, o deputado Nelson Peralta considerou-se "assaltado pela afirmação do Ministro do Ambiente garantindo a boa qualidade ambiental do Parque Químico de Estarreja".

O bloquista lembrou que as dragagens em curso na Ria de Aveiro não incluem o troço em Estarreja precisamente devido à contaminação pelo referido parque industrial.

E perguntou "qual a solução do Ministério do Ambiente para a despoluição deste troço em Estarreja e na remoção do passivo ambiental do parque químico".

Antes, na intervenção inicial do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, o deputado Nelson Peralta já havia considerado que "este é um orçamento com várias falhas na área ambiental", nomeadamente a proteção da natureza.

"Em outubro, um relatório da Agência Europeia do Ambiente colocou Portugal no último lugar na União Europeia - repito, no último lugar - no que respeita à proteção de habitats protegidos. 70% destes habitats portugueses estão em degradação", referiu o deputado que avança que apesar desta realidade "apenas 2% das verbas do Fundo Ambiental foram destinados a projetos de conservação da natureza".