Municípios da Região já emitem autorizações provisórias para carreiras municipais.

2017-08-16 07:42

Categoria: 

Concelho: 

A Autoridade Regional de Transportes continua em desenvolvimento e emitiu as primeiras dez autorizações provisórias para carreiras intermunicipais.

A Comunidade Intermunicipal vai proceder à publicação do anúncio do concurso do serviço público de transportes de passageiros (SPTP) no Jornal das Comunidades Europeias (JOUE), um anúncio prévio do concurso único, que em princípio vai englobar toda a Região de Aveiro, as carreiras e o serviço de transportes escolares.

Na reunião mensal da semana passada em Ílhavo foi efetuado o ponto de situação dos diferentes passos dados, sendo dada nota do trabalho de campo efetuado por cada Município ao nível da monitorização e verificação de carreiras municipais, assim como da preocupação com garantias de melhoria na qualidade e abrangência da rede futura de SPTP no âmbito da futura contratualização.

Relativamente aos contratos interadministrativos, foram já seis os Municípios que delegaram competências na CI Região de Aveiro, ficando quatro para o próximo mandato, e estando Aveiro a analisar o modo de se articular face à sua recente concessão.

Foram também debatidas questões associadas à melhoria da coesão social e territorial que merecem especial atenção por parte dos Municípios nesta fase de pré-planeamento das redes futuras, com o desenhar de propostas no sentido de alimentar novas centralidades, polos geradores de fluxos e do alargamento da rede a territórios mais periféricos, integrando também os “transporte a pedido”.