Município de Ílhavo volta a ser distinguido pelo apoio à família.

2022-12-12 15:27

Categoria: 

Concelho: 

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu, pelo sétimo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Ílhavo como “Autarquia Familiarmente Responsável”, renovando a Bandeira Verde com Palma, atribuída apenas aos municípios com três ou mais anos consecutivos com bandeira, é um símbolo de boas práticas, incentivos e políticas implementadas de apoio à família.

Esta distinção, atribuída a 95 das 145 candidaturas, com base em dados reportados a 2021, reconhece o trabalho desenvolvido quanto ao investimento municipal na construção de uma política integrada de apoio à família.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, em parceira com Instituto da Segurança Social, tendo como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar.

O reconhecimento resulta de um inquérito realizado pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis a nível nacional.

No inquérito do OAFR, as políticas de família dos municípios foram analisadas em onze áreas de atuação.

Assim para a atribuição da Bandeira Verde foram analisadas e avaliadas as políticas da família em diferentes áreas de atuação, tais como: o apoio à maternidade e paternidade; o apoio às famílias com necessidades especiais; os serviços básicos; a educação e a formação; a habitação, o urbanismo e as acessibilidades; os transportes; a saúde; a cultura, o desporto, o lazer e os tempos livres; a cooperação, as relações institucionais e a participação social; entre outras iniciativas.

A cerimónia de entrega das bandeiras verdes vai decorrer no dia 26 de janeiro, em Coimbra.