Município de Albergaria-a-Velha lança nova campanha de combate ao desperdício alimentar.

2021-11-19 18:26

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Albergaria-a-Velha vai promover uma nova campanha de combate ao desperdício alimentar, desta vez, centrada no aproveitamento da denominada “fruta feia”, queaparentemente não é apelativa para o consumo, mas que pode ser utilizada de outras formas.

A campanha tem início na manhã de 27 de novembro no Mercado Municipal “A Praça” e integra o programa de atividades da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

No Mercado Municipal vão ser colocados vários cestos, onde os operadores podem colocar, no final do dia, a fruta que sobrou e que não possui as características adequadas para uma venda posterior (estar um pouco “tocada”, por exemplo), mas que ainda tem qualidade para ser consumida ou transformada noutros produtos. A Autarquia recolhe a fruta, acondiciona-a e entrega-a nas IPSS do Concelho, que a aproveitam para a confeção de compotas, saladas de fruta e outras sobremesas.

Além dos operadores do Mercado Municipal, os munícipes, que tenham árvores de fruto nos seus quintais, também podem participar, entregando o excesso produzido, e não consumido, no serviço de segurança do Mercado Municipal. A fruta entregue também será encaminhada para as instituições locais.