“A mudança não acontecerá se nós esperarmos por outras pessoas ou se esperarmos por algum outro momento" - João Campolargo.

2021-08-09 10:53

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Combater à abstenção e o populismo, fomentar o diálogo construtivo entre os atores políticos e a sociedade civil, aumentar a qualidade dos projetos autárquicos e a participação cívica e desenvolver o concelho de Ílhavo de forma integrada e sustentável são os pilares da candidatura do movimento independente “Unir Para Fazer”.

Os candidatos reuniram em convenção autárquica para apresentação dos pilares de um programa de candidatura que será revelado a 26 de Agosto, um mês antes das eleições.

João Campolargo, líder do movimento e candidato à Câmara de Ílhavo, destaca todo o processo de candidatura com o encontro com mais de 30 associações, a recolha de quase 5000 assinaturas e o trabalho de proximidade.

O documento “O Nosso Compromisso” integra as primeiras apostas do movimento mas está aberto à entrega de sugestões até 20 de Agosto.

Em discurso no final da convenção destacou a mobilização popular (com áudio)

“No nosso programa não fazemos promessas, delineamos caminhos para construir um futuro em que se viva mais e melhor no Município de Ílhavo. Queremos que estes caminhos sejam percorridos em conjunto, construídos passo a passo e como resultado de uma reflexão e colaboração dinâmica e participativa”.

Campolargo defende que este é um tempo de mudança em que a sociedade civil se “chega à frente” e citou Barack Obama sobre a força da comunidade.

“A mudança não acontecerá se nós esperarmos por outras pessoas ou se esperarmos por algum outro momento. Nós somos as pessoas pelas quais esperávamos. Nós somos a mudança que nós todos queremos. Acreditamos na união de vontades, na união de esforços, na união de conhecimentos e na união de saberes para mudar o presente e, assim, inventar o futuro. Deixem-nos sonhar e ter a capacidade de juntos, transformarmos os sonhos em realidade. Nós escolhemos a esperança em vez do medo”.

O movimento independente define linhas prioritárias de intervenção (com áudio)

João Campolargo concorre à Câmara Municipal de Ílhavo e José Pinto Reis é o número um à Assembleia Municipal.

Na equipa candidata à Câmara contam-se os nomes de Mariana Ramos, João Diogo Semedo, Bruno Ribau e Beatriz Vilarinho.

Nas quatro freguesias os candidatos são João Braga em São Salvador, Nuno Cravo na Gafanha da Nazaré, João Paulo Baptista na Gafanha da Encarnação e Tiago Cardoso na Gafanha do Carmo.

O arquiteto Óscar Graça é o mandatário da candidatura.

Falou na convenção para destacar o movimento da sociedade civil e a vida que há para lá dos partidos tradicionais.

“Porque acredito cada vez mais em candidaturas fora da tutela dos partidos políticos. As candidaturas independentes, como as do nosso movimento, tem duas funções: incomodar e fazer pensar; Porque acredito que unindo, as mulheres e os homens de boa vontade, poderemos fazer mais e melhor, pela nossa terra, pelas nossas pessoas e garantir um futuro, que seja bom para todos; Porque acredito que concelho de Ílhavo merece um novo rumo que promova o bem-estar para todos os cidadãos; a defesa do património ambiental, cultural e identitário e uma boa gestão do território e dos dinheiros públicos”.