MUBI pede compromisso aos candidatos em Aveiro em nome da redução de velocidade em zonas urbanas.

2021-08-11 16:43

Categoria: 

Concelho: 

A MUBi reuniu com o candidato da coligação Viva Aveiro à Câmara de Aveiro para entregar o Manifesto “Cidades Vivas: 10 medidas para devolver a cidade às pessoas” .

Neste encontro, a associação para a mobilidade conversou com o cabeça de lista da coligação Viva Aveiro (PS/PAN) à presidência da Câmara Municipal de Aveiro, Manuel Sousa, e o encontro de ideias ficou patente quanto a visões e propostas para a mobilidade urbana e gestão do espaço público no município.

O encontro teve lugar entre a Avenida dos Congressos da Oposição Democrática e a Alameda Silva Rocha tomada como área sensível uma vez que é “marcada pela existência de várias artérias com perfil de via-rápida dentro da cidade, que induzem à prática de velocidades excessivas e constituem uma barreira para quem pretende deslocar-se a pé ou de bicicleta”.

A associação transmitiu ao candidato da coligação Viva Aveiro a sua preocupação por muitas das vias sob gestão da autarquia continuarem a ter excessivo espaço dedicado ao automóvel.

Pede compromisso aos diferentes candidatos para que assumam a redução das velocidades nas zonas urbanas, através da implementação de medidas físicas de acalmia de tráfego e redistribuição do espaço viário para a construção de passeios mais largos e vias dedicadas à circulação de bicicleta.

“É igualmente importante a melhoria dos transportes públicos no município, a criação de redes de percursos directos, convenientes e seguros para as deslocações a pé e em bicicleta, em especial entre a cidade consolidada e as freguesias periféricas, e a implementação de medidas de desincentivo ao uso excessivo do automóvel”.

A MUBI pede maior abertura na discussão de processos de planeamento.

“É essencial que os processos de planeamento urbanístico e da mobilidade sejam participados por todos, assentes numa visão de desenvolvimento sustentável e seguindo os princípios de priorização dos modos activos e colectivos de deslocação para a redução da dependência do automóvel”.

Depois da CDU foi a vez do candidato da coligação PS/PAN; seguindo-se os candidatos da Iniciativa Liberal e do Bloco de Esquerda.

“Aguardamos ainda pela resposta da candidatura da coligação PSD/CDS-PP/PPM”, refere a Mubi à espera de contacto com a candidatura de Ribau Esteves.