Ministro do Planeamento e das Infraestruturas participa em AG do Eixo Atlântico.

2016-02-16 07:59

Categoria: 

Concelho: 

Um dia depois da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra ter defendido o aproveitamento da Linha da Beira Alta para a ligação a Espanha, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, deverá clarificar a posição do Governo no encerramento da Assembleia Geral do Eixo Atlântico, que se realiza esta terça no Europarque, em Santa Maria da Feira. 

Na XXIV Assembleia Geral do Eixo Atlântico participarão os presidentes de Câmara das 38 cidades e entidades da Galiza e Norte de Portugal que integram a entidade transfronteiriça e que têm defendido a criação de um eixo direto entre Aveiro e Salamanca para além de uma ligação entre o Porto e a Corunha como forma de fazer a ligação entre portos no noroeste peninsular e o centro da Europa.

De Coimbra chegou a posição em defesa da linha da Beira Alta por envolver menos custos e poder ser resposta num mais curto espaço de tempo. Guarda, Gouveia, Fundão e Castelo Branco deram sinal positivo a esta ideia que os autarcas dizem custar um terço do valor do investimento na ligação Aveiro - Salamanca.

A sessão de encerramento da Assembleia Geral na Feira está marcada para as 16h30.