Ministro do Ambiente inaugura cais da Gafanha de Aquém.

2016-07-15 07:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Ministro do Ambiente inaugura esta sexta, ao início da tarde, a obra de reordenamento e valorização do Cais da Gafanha de Aquém, em Ílhavo. João Pedro Matos Fernandes está integrado numa comitiva que integra a Ministra do Mar na passagem pela Vagueira onde serão anunciadas obras de defesa no litoral aveirense. Sepois segue para a Gafanha de Aquém para a inauguração da obra de 171 mil euros.

No seguimento da execução desta obra e verificando-se que a preia-mar na zona em questão atingia a cota 1.85 metros com ventos e ondulação, a Câmara Municipal de Ílhavo decidiu investir na proteção das margens contra a subida das maré e os constantes galgamentos numa extensão de 225 metros para sul até próximo da ponte Juncal Ancho.

Esta intervenção integrou a limpeza das margens e a escavação necessária para a construção dos taludes de proteção que têm a função de dissipar a energia das ondas e deste modo prevenir a erosão das margens, bem como o galgamento das águas para a via e estacionamentos existentes, por forma a salvaguardar a segurança de pessoas e bens.

A extensão do enrocamento nas margens do Cais da Gafanha de Aquém até à ponte Juncal Ancho foi identificada como uma das medidas prioritárias a constar da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas a apresentar até ao final do ano 2016.

“A mesma tem ainda claro enquadramento na participação do Município de Ílhavo no projeto nacional, no qual participam apenas 26 Municípios, ClimAdaPT.Local de Adaptação às Alterações Climáticas. Com esta participação, e assim com os cenários climáticos já projetados para meio e final do século, é possível antecipar uma subida no nível médio das águas do mar com influência numa subida do nível médio da água da Ria, a que acresce um aumento na frequência dos fenómenos extremos em particular de precipitação intensa ou muito intensa em períodos de tempo curtos”.