Miguel Viegas defende potencial do salgado.

2019-03-22 11:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, defende medidas para o desenvolvimento do salgado.

Em visita a marinhas, acompanhado de Filipe Guerra, eleito municipal e Ana Valente da Direcção Regional de Aveiro, Viegas esteve esta quinta-feira em Aveiro em contacto com o projeto Sal de Aveiro dinamizado pela Associação Comercial de Aveiro e que envolve igualmente a Universidade de Aveiro.

Esta iniciativa ocorre num momento em que decorrem negociações sobre a regulamentação da produção de sal biológico.

As visitas às marinhas da Noerinha e da Ostraveiro, onde se produz respetivamente sal e ostras, demonstram, segundo o PCP, “as potencialidades de desenvolvimento deste setor”.

Miguel Viegas testemunha esse potencial e deixou pistas para o futuro.

“Impõe-se em primeiro lugar a necessidade de cadastrar toda a área para determinar e separar o que é do domínio público e o que é do domínio privado. Importa depois partir para um plano sustentado de recuperação das marinhas visando a sua exploração, na certeza de que o sal marinho produzido em Aveiro está ao nível dos melhores do mundo, como atestam as análises realizadas”.

O eurodeputado defende ainda a classificação como atividade agrícola à semelhança do que já acontece em França. “Os eleitos do PCP entendem que é possível fazer mais por este setor, colocando as salinas no centro de uma estratégia de desenvolvimento que promova a região e os seus produtos e reforce a sua identidade.