Mercado Antigo reproduziu vidas do século passado em Estarreja.

2022-06-07 18:06

Categoria: 

Concelho: 

Retratos dos costumes do tempo do “Mercado da Praça”, que se realizava na Praça Francisco Barbosa. No sábado e domingo, já imbuída no espírito das Festas de Santo António, da Cidade e do Município, Estarreja viajou no tempo até ao início do século passado revivendo usos, trajes, cantares e formas de estar representativas de uma época distante.

O “Batizado”, da Associação “A Esteira de Veiros”, e a “Novena a S. Gonçalo”, da Cerciesta, mereceram o prémio de Melhor Encenação, em ex aequo. O casal de apanhadores pinhas, reproduzido pelo Grupo Etnográfico Danças D’Aldeia, conquistou a distinção do Melhor Traje. Já o prémio de Melhor Posto de Venda foi atribuído à Banda Bingre Canelense.

O Mercado Antigo mobilizou centenas de participantes de Estarreja e de outros concelhos, atraindo milhares de pessoas ao centro da cidade. A organização da Câmara Municipal de Estarreja conta com o empenho e colaboração das coletividades locais, que recriam as nossas tradições e o mercado antigo na praça.

As Festas de Santo António de Estarreja prosseguem na quinta-feira à noite, no Parque Municipal do Antuã, com a abertura das Tasquinhas de Gastronomia Regional e com o concerto de Tiago Bettencourt. Os concertos de João Pedro Pais (sexta, 10 junho), de Anjos (sábado, 11 junho) e das Bandas em Festa (13 de junho) completam o cartaz.

As tradicionais festas são também o palco das Marchas Populares (dia 12) (com a participação das seguintes marchas: Escola de Samba Vai Quem Quer, Associação Cultural e Recreativa A Esteira de Veiros, Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes, Grupo de Samba Os Morenos e Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense), de exposições, animação e de várias atividades desportivas e das associações locais.

Este ano, o programa contempla ainda a 1.ª edição do Campeonato Interdistrital de Jogos Tradicionais, com organização do Inatel e da ACRAP - Associação Cultural e Recreativa dos Amigos das Póvoas, no dia 12 (9h-13h).