Mercado Antigo na abertura das festas de Estarreja.

2018-06-05 14:39

Categoria: 

Concelho: 

O mercado antigo assinalou o arranque das festas de Santo António em Estarreja. A Praça Francisco Barbosa fez uma viagem no tempo de finais do século XIX a meados do século XX.

O Mercado Antigo, com duração de dois dias, não só garante o bilhete para uma viagem no tempo como assegura a valorização e defesa das memórias, do património e tradições locais.

Espaços de venda, encenações, trajes, artesanato, comes e bebes, costumes e ofícios e música tradicional ajudaram à viagem.

“Pelo envolvimento da comunidade e associações e pelo peso histórico que encerra, a recriação do Mercado Antigo, que incluiu ainda o Desfile Etnográfico e o Encontro de Folclore, representa um dos momentos altos dos festejos que honram o santo casamenteiro”, refere nota da autarquia.

Depois da abertura na Praça Francisco Barbosa, as Festas do Município prosseguem no Parque do Antuã com grandes nomes da música portuguesa.

Organizadas pela Câmara Municipal de Estarreja, as Festas de Santo António, da Cidade e do Município prosseguem na sexta-feira, dia 8, no Parque Municipal do Antuã, para mais seis dias de festa recheados de música.

Diogo Piçarra (dia 8, sexta), Os GNR (dia 9, sábado), Os Quatro e Meia (dia 10, domingo) e Fernando Daniel (dia 11, segunda) fazem parte do cartaz.

As Tasquinhas de gastronomia regional servida pelas associações locais, entre 8 a 13 de junho, Marchas Populares (dia 12, terça), com perto de 900 marchantes, e o encerramento com o superconcerto das Bandas em Festa (dia 13, quarta) que juntará cerca de 150 músicos em palco, completam o programa.