Mealhada com estratégia local de habitação programada para investimento de 68 milhões de euros.

2022-08-23 07:56

Categoria: 

Concelho: 

A Mealhada aprovou, por unanimidade, a Estratégia Local de Habitação, que prevê a intervenção em diversos bairros de habitação social, a construção de focos habitacionais e o apoio, a particulares, para a recuperação de casas degradadas destinadas ao arrendamento a custos controlados.

Este documento aponta para um investimento de 68 milhões de euros.

“Os objetivos passam por tornar o mercado de habitação acessível, atrair e fixar pessoas e criar habitação condigna a todos os agregados familiares”, explicou António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, na apresentação do documento.

A Estratégia Local de Habitação, definida para o horizonte temporal 2022 – 2026, identifica as ações prioritárias a desenvolver no Município da Mealhada.

Aposta na reabilitação de tecidos urbanos degradados ou em degradação, promovendo a melhoria das condições habitacionais; a mobilização dos proprietários de fogos vagos e devolutos para negociar reabilitação e prática de arrendamento acessível; a reabilitação dos fogos passíveis de recuperação das famílias em carência habitacional que são proprietárias e dos senhorios que estejam disponíveis para reabilitar as habitações; a aquisição de fogos para habitação social ou habitação de emergência para realojar ou responder a situações de emergência e famílias em risco; a qualificação de áreas urbanas especialmente vulneráveis e a promoção e disponibilização de fogos para arrendamento a custos controlados.

Na fase de diagnóstico foram já identificadas algumas das áreas a intervencionar, de forma a eliminar os principais problemas detetados (precariedade, insalubridade e insegurança, sobrelotação e a inadequação).

O Bairro Social do Canedo (na foto), na freguesia da Pampilhosa, o Bairro Ferroviário, na Pampilhosa e o Bairro Melo Pimenta, no Luso, são as áreas de intervenção prioritária.

António Jorge Franco anunciou também a intenção de avançar com construção de raiz num terreno municipal situado na Póvoa da Mealhada, “possibilitando assim, por exemplo a casais jovens, o acesso à habitação a preços acessíveis”.

O documento aprovado pelo Executivo Municipal segue, agora, para aprovação da Assembleia Municipal da Mealhada.