Marinha procura apoios financeiros para a recuperação do Creoula.

2022-10-20 09:22

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Marinha Portuguesa já ultima o projeto de reabilitação do Creoula mas precisa de garantir financiamento e Aveiro quer dar uma ajuda.

Mensagem partilhada pelo Chefe de Estado Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, e pelo autarca de Aveiro no dia em que foi inaugurada a exposição itinerante e colocada a placa comemorativa junto ao Monumento à Aviação Naval como forma de assinalar o Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul realizada pelo Almirante Gago Coutinho e o Comandante Sacadura Cabral.

Gouveia e Melo assumiu que o projeto de reabilitação do Creoula está quase pronto (com áudio)

Ribau Esteves declarou o apoio do Município e a abertura da CIRA para colaborar nesse processo.

Assume que a decisão já tinha sido anunciada e comunicada ao Governo.

Da nova Ministra da defesa espera capacidade de decisão para levar por diante um projeto que dignifique a Marinha e a sua “escola” e o património bacalhoeiro que tem no Creoula um dos seus símbolos (com áudio)

O dia de ontem ficou marcado pela inauguração de uma exposição que evoca a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, protagonizada pelo Almirante Gago Coutinho e pelo Comandante Sacadura Cabral, a bordo do hidroavião Fairey III, batizado “Lusitânia”, na ligação ao Rio de Janeiro.

Foi uma viagem bastante atribulada, onde foram utilizadas três aeronaves.

Depois de percorridas 4527 milhas em 62 horas e 26 minutos, os heroicos oficiais foram recebidos em festa pela população do Rio de Janeiro, a 17 de junho de 1922.

Gouveia e Melo diz que este é um momento importante que relembra os feitos nacionais, em tempos de crise, com influência mundial (com áudio)